Usando o Instagram na promoção do seu negócio!

Dando prosseguimento a nossa série especial de 12 artigos voltados ao uso das redes sociais no dia a dia do seu empreendimento, hoje vamos continuar falando de como usar o Instagram na promoção do seu negócio, com dicas para lojistas e donos de pequenos negócios.

Anteriormente, falamos a respeito do que é o Instagram e apresentamos a você a opção de conta comercial ou perfil de negócios, como preferir chamar. Caso queira ler esse primeiro artigo, clique aqui!

Demos ainda uma leve pincelada, em como você, lojista, profissional liberal ou proprietário de um pequeno negócio, pode extrair o melhor proveito dessa rede social.

Hoje vamos dar prosseguimento explicando os recursos da rede, mas antes, é preciso olhar a questão da interatividade online mais de perto.

Acompanhe.

O mundo digital online do Instagram e outras redes sociais na vida de lojistas e pequenos negócios

Não muito longe, apenas duas ou três décadas atrás, quando a internet estava se desenvolvendo ainda, o conceito de rede social e amizade virtual era inexistente.

Ninguém poderia pensar em fazer amigos diante da tela de um computador ou que existiriam os modernos Smartphones que temos hoje em dia.

No mundo das vendas, as empresas, lojistas e donos de negócios locais, sequer sonhavam que em tão pouco tempo as novas tecnologias fossem se tornar fator decisivo em seus negócios.

O que foi que mudou então?

A resposta: mudou a forma como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas.

A vida virtual se tornou parte integrante do cotidiano de todos nós.

Apenas para você ter uma ideia: o Brasil é o terceiro país em todo o mundo com maior tempo diário de uso da internet.

As pessoas passam aproximadamente 9 horas conectadas todos os dias, ou seja, elas estão online enquanto trabalham, estudam ou se divertem.

E não somos nós quem estamos dizendo, você pode conferir essas e outras estatísticas bem aqui no relatório desenvolvido pela Hootsuite: We are social.

O link entre o off-line e o online é quase instantâneo: o que as pessoas fazem em off vai parar em suas redes sociais, e muito do que veem nas redes sociais acaba fazendo parte de seu dia a dia fora da internet.

E o Instagram leva ampla vantagem nisso.

Milhões de pessoas usam a rede no Brasil, e com o aplicativo no celular bastam alguns cliques para que a imagem ou vídeo esteja online.

Ou seja, as pessoas “carregam o Instagram” para onde vão e junto com ele todos os usuários e páginas com as quais se relacionam.

E uma dessas páginas pode ser a sua.

Conta comercial no Instagram: o que você precisa saber

No artigo anterior mencionamos que o Instagram traz uma série de ferramentas e sua opção Business. Hoje vamos explicar melhor e de forma mais detalhada do que estamos falando.

O primeiro ponto a ser destacado é a possibilidade de acompanhar as métricas de todo o conteúdo que você publica. Ou seja, você vai postar aquela linda sequencia de fotos do seu mostruário de joias, por exemplo, e depois poderá acompanhar, em detalhes, as visualizações, curtidas e comentários.

Assim, você sabe até onde o seu conteúdo chegou e pode comparar o alcance com o seu desempenho em vendas.

Confira um resumo das métricas do Instagram:

  1. Alcance: número de usuários viram seu post;
  2. Impressões: total de visualizações na postagem;
  3. Cliques: número de pessoas que acessam o link da bio;
  4. Atividades: você poderá ver quantas vezes os seus seguidores acessam o Instagram;
  5. Salvamentos: quantos usuários salvaram um conteúdo seu para guardar ou ver depois;
  6. Respostas: quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct de lá (específico do Stories);
  7. Saídas: também específico dos Stories, apresenta quantas vezes seus seguidores mudaram de uma Storie sua para outro perfil;
  8. Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.

Para aqueles que não sabem, a função Stories presente no Instagram e no Facebook, é uma publicação diária que dura apenas 24 horas, um conteúdo diferente do que aparece no seu Feed diário.

Essa função pode ser amplamente explorada. Por exemplo, que tal apresentar ali aquela super promoção de uma data comemorativa?

O controle que é possível ter com as métricas do Instagram é muito útil.

E o melhor: já vem pronto!

A própria plataforma dispõe para você as estatísticas em gráficos, você não terá que passar horas tabulando nada.

Lojistas e proprietários de negócios de sucesso usam o Instagram diariamente

Todas as métricas que Instagram proporciona permite que você conheça melhor o seu público.

E esse conhecimento vai te ajudar a formular melhores estratégias de venda, e criar verdadeiras campanhas de marketing digital com um custo muito baixo.

Por exemplo, conhecendo seu público e como ele se comporta, você não apenas vai adaptar o conteúdo e os formatos das postagens, como saberá detalhamento o que cada seguimento do mercado precisa e deseja.

Por exemplo, se você revende joias, o Instagram pode ter dizer qual o design das peças preferido por cada faixa etária e até fornecer informações sobre qual o preço diferentes perfis de usuários estão dispostos a pagar!

Gostou? Aguarde que no próximo post tem mais! 😉

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